Crie seu Comitê de Gestão de Crises
- Yuasa & Fujihara
- 12 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
No dia 20/03/2020, o Governo Federal decretou estado de calamidade pública, visto a importância internacional relacionada ao coronavirus, Covid-19. Desde então estamos vivendo em isolamento social, abertura somente das atividades essenciais, restrições às outras atividades, o prolongamento da quarentena, face a evolução do número de infectados e numero de mortes. Em caso mais extremo, o governo poderá impor o lockdown, que seria a medida de bloqueio total, fechamento de vias e proibição de deslocamentos não essenciais.

Dados: OMS em 10/05/2020
Com todo esse cenário, existe a necessidade das empresas criarem um comitê de gestão de crises com a finalidade de avaliar os impactos que a Covid-19 está causando em seus negócios, as conseqüências, os cenários e fundamentalmente definição das suas prioridades. Para este momento, a "liquidez" é fundamental, a reserva de caixa para passar este período, portanto ações de corte de custos, paralisação de investimentos, reavaliar margens, renegociar com fornecedores, buscar empréstimos, criar parcerias, equacionar pagamentos de tributos que foram prorrogadas, as flexibilizações trabalhistas, são estratégias que poderão ser adotadas, portanto estruturar as informações internas e externas, utilizando-se do fluxo de caixa da empresa, com suas projeções. Desta forma, a empresa poderá realizar simulações de cenários (atual/otimista/pessimista), definindo suas ações estratégicas. Com o comitê de gestão de crises a cada momento, deverão avaliar as conseqüências, realizar planejamento, propor ações especificas, de acordo com seus impactos no fluxo de caixa. A sobrevivência da empresa passa pelo dinamismo e a sua capacidade criativa de gerar negócios mesmo em período de crise em que passamos, buscar oportunidades e prosseguir com suas operações são fundamentais, para seguir de maneira consistente e se articular em um cenário à frente. As incertezas e as dificuldades são grandes, portanto estar preparado para a retomada dos negócios com inovação e estratégias adequadas, vamos para um novo ciclo.
Paulo Kenji Fujihara
Comments